ENTRUDO


Nos últimos anos, Portugal tem vindo a viver um Carnaval quase todos os dias. Hoje, que por acaso é mesmo aquele dia, neste caso o dito, lembrei-me de fazer uso desta coisa da World Wide Web e pesquisar mais informação acerca deste tema que, teima (não, a quase repetição de palavras não foi propositada, não se tratando por isso de qualquer aspirante a uma figura de estilo). Por outras palavras abri o Google, escrevi Entrudo, sim porque assim me pareceu mais intelectual e já está, a chamada “catrefada” (o que quer que isto queira dizer, depois procuro no Google) de resultados para escolher e tentar fazer um brilharete.

entrudo
(latim introitus, -us, entrada, começo)

s. m.

1. Período que compreende os três dias que precedem a Quaresma. (Geralmente com inicial maiúscula.) = carnaval

2. Conjunto de brincadeiras e festejos que ocorrem nesses dias. = carnaval

3. Pessoa vestida ridiculamente.

4. Trás-os-M. Indivíduo obeso.

 

Não entendo muito de latim, ou nada para ser mais correcto. No entanto ficou-me o introitus atravessado na garganta, eu que nos últimos tempos só tinha por lá sentido espinhas e políticos, sendo que as primeiras aprendi entretanto a evitar. Aguardo dicas para os segundos. Avançando, já me esquecia de indicar a fonte, neste caso o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa que não sei se é genérico, mas que de um cheirinho a farmácia, já ninguém o livra, isso acho eu que tenho a certeza, talvez sirva também para azias e coisas assim.

“Período que compreende os três dias que precedem a Quaresma” e aqui já não necessitei do amigo G, pois a minha quota de memória colectiva ainda chega para me fazer recordar que “Quaresma” é aquele espaço de tempo caracterizado por um espírito de sacrifício e de abstinência. Pois é, assim, num instante lembro-me de Portugal em tempos de crise, basicamente os últimos anos (quantos? Boa pergunta).

“Conjunto de brincadeiras e festejos que ocorrem nesses dias” faz-me lembrar aquele canal que ninguém vê mas que toda a gente tem (não, neste caso não falo do Playboy), e que no fim de contas toda a gente já teve curiosidade de espreitar pelo menos uma vez, só para saber se as mamocas das actrizes são iguais aquelas que se vêem nos Carnavais do outro lado do Atlântico. Mas adiante que eu enganei-me, não era mesmo do Playboy que queria falar, era do outro, não me recordo exactamente do nome mas sei que aparecem lá senhores de gravata que se sentam, levantam  e dizem coisas (ás vezes falam e eu entendo) e ao que parece tratam dos meus interesses, sei que não ando longe se pensar que eles talvez existam.

Mas depois a confusão “Pessoa vestida ridiculamente” e “Individuo obeso”, eu às voltas para tentar entender o sumo destas duas definições e o percebimento (não quis usar entendimento) a fugir-me como se fosse aqueles senhores que andavam a fazer contas com juros de dinheiro que afinal as pessoas pensavam que tinham mas não tinham, outra confusão.

Entrudo ou Carnaval, fica a questão da pertinência de cada um dos dois vocábulos, porque agora tenho de ir abastecer o meu automóvel. Não que me preocupe outro eventual aumento repentino (repetido) dos combustíveis, mas porque não tarda nada é Quarta-feira de Cinzas e a minha máscara não foi feita para durar mais do que três dias. Mas os caretos continuam por ai, com aquelas brincadeiras que nos assustam, mas que temos de aguentar porque é Carnaval e de facto já ninguém leva a mal, só assim se compreende que continuemos sentados a ver os tais canais.

 

One thought on “ENTRUDO

  1. Imaginemos as semanas seguintes, com uma terça-feira de Carnaval incluída, a convidar ao desfrute de uma máscara Carnavalesca, porém repleta de sentido de humor e de descanso intermédio, sem paralelismos desnecessários e, a repetir-se por um período considerável…:-)) Teríamos que a “despir” na Quarta-feira de cinzas…é bem verdade, mas também é verdade que, nos restantes dias do ano, nenhuma outra “máscara” tomaria o lugar da Terça-feira seguinte e, assim, todos seríamos bem mais verdadeiros. Imagino eu.

Deixe uma Resposta

