É SÓ FUTEBOL


Paulo Bento demonstrou uma proposição que, infelizmente, se vai enraizando e tornando cada vez mais uma tradição: não nos safamos com os alemães. Relembro as tentativas do Eng. Sócrates em negociar com a Sra Merkle (uma coisa que me apoquenta é não saber se a Ângela é Drª ou Engª) e que geralmente corriam bem, nas palavras do antigo PM e que depois, acabavam, como infelizmente todos sabemos, com uma goleada do ministro das finanças Alemão ao nosso orçamento (familiar, não o de Estado).

Nos primeiros minutos de jogo, Cristiano Ronaldo, de braçadeira no braço, mostrou aos alemães o que a padeira de Aljubarrota mostrara, séculos antes, aos espanhóis… Por esta altura algumas imagens estranhas terão passado pela mente do leitor, mas referíamo-nos à pá, não a uma objeto real, mas neste caso a uma figura de estilo denominada metáfora. Sim, nós portugueses podemos não ser grandes, mas de figuras de estilo está o nosso passado recente bem apetrechado.

“O vento soprou e ela não voltou”, mas um fulano qualquer vestido de branco senta-se na área, ao colo de João Pereira e o senhor “qualquer coisic” aponta a marca de penalty e, num segundo, o rating da nossa seleção desce para ddd. Em Portugal o nosso PM sustém a respiração, no Brasil Paulo Bento levanta os olhos ao céu, e aproveita para beber um pouco de água e afogar a mágoa, antes que a mágoa o afogue a ele. Muller chuva (chuta), não sabemos mas é o principio do vendaval. Também não o sabíamos aquando da chegada da troika.

O jogo contina, por cá continua há já tempo demais. Por lá CR7 e sus muchachos dão conta do cansaço de 60 jogos numa época desgastante, por cá a maior parte de nós teria um ZERO á frente das iniciais se isso fosse passível de ser considerado matéria coletável. Esteja onde estiver, Vítor “Hans” Gaspar terá já sorrido quatro vezes. Não pelos golos germânicos. Mas sim por ter entrado no governo, por de lá ter saído, qual dama ofendida, por ter entrado no FMI e por já não faltar muito para atingir a idade da reforma. Sim porque VG23%IVA (qualquer semelhança com o antigo Ministro das Finanças, não será mera coincidência) conseguiu fazer o mesmo que Ronaldo na Suécia, só que durante mais tempo, “Eu estou aqui”.

Salvador, quente e húmido, os braços de Pepe escorregam e batem na cara do alemão Muller, o menino cai, Merkle levanta-se para tirar mais uma pastilha de cevada, a seu lado Lula prevê que a Alemanha ganhe o jogo… Não. O polvo é que sabe sempre que ganha (Ignorar por favor este parágrafo, inclusivamente a troca do quem ganha pelo que ganha). Pepe lembra-se de Sónia Braga e dá o beijo da Mulher Aranha no Thomas Muller que quase volta a cair, provavelmente pelo hálito do Luso-Brasileiro. Mais um falhanço na organização, um prego faz com que o alemão salte em direção a Pepe “O Sereno”, acontece magia, o árbitovic puxa do amarelo, mas uma ilusão de ótica, devida à elevada temperatura, faz com que todos vejam um vermelho direto.

O jogo segue sem grande história, o adjunto de Paulo Bento pensa em sair da coligação, mas Miguel Relvas avisa o Preparador Físico a tempo de manter a equipa técnica coesa. Em Portugal Cavaco sente-se mal, momentos depois o comentador corrige, senta-se mal no sofá e acaba na alcatifa, onde por acaso está já deitado há quase 90 minutos Rui Patrício. O jogo acaba, Nuno Crato manda alterar os exames nacionais de matemática e inclui uma questão cujo resultado é 40. Pires de Lima faz negócio com uma velhota que faz havaianas manualmente. Merkle levanta-se e bate palmas, Passos Coelho e quase metade do hemiciclo faz o mesmo. A sra está feliz, nós estamos felizes.

E agora? Agora venham os “amaricanos”, não lhes devemos nada, julgo eu, exceto o facto do coach deles ser alemão, mas isso é apenas uma ironia do destino, ou então da Moody’s, que entretanto depois de ver uma foto de Meireles nas redes sociais, baixa o rating português para xxy (à beira de sermos considerados pornográficos). Hoje voltamos à vida real, vamos passar o dia a dizer mal dos alemães e dos árbitros, que conversa diferente temos tido nos últimos 3 anos?

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s